Sobre persistir, resistir e concluir.

Fernanda do Canto
2 min readSep 17, 2021

Não se colhe resultados daquilo que não terminamos!

Você já parou para pensar quantas vezes ficou “P” da vida e reclamou que nada dá certo para você?
Eu já tive, tenho, e provavelmente terei outros tantos momentos assim. Quem nunca? Está tudo bem!
A gente vive cheios de expectativas, começa “hoje” algo novo e “amanhã” já quer colher resultado, mas a verdade é que não existe milagre. Tudo depende do nosso esforço para alcançar o objetivo desejado.
Vou contar aqui uma saga pessoal para exemplificar.

Eu quero emagrecer (expectativa de eliminar seis quilos), então no início de 2020 me matriculei em uma academia. O personal montou uma série de exercícios para eu fazer: nas primeiras semanas eu fazia tudo, super focada, mas aí a animação foi aos poucos sucumbindo a frustração de não ver resultados no curto prazo e a chegada da pandemia foi o estopim, parei de ir. Passei a fazer exercícios em casa, mas não é a mesma coisa, e logo fui relaxando até parar por completo.

Em novembro perdi meu único irmão de forma trágica e inesperada, com apenas 25 anos, e as fases do luto me consumiram por longos meses. Já havia perdido nossa mãe. A tristeza, a negação, a raiva, a negociação comigo mesma e a depressão não só devolveram os poucos quilos que eu havia perdido, como trouxeram mais alguns. Em 2021, depois da visita de uma de minhas primas e com o apoio de meu marido, voltei a caminhar diariamente e me cuidar de novo evitando doces, gorduras e refrigerantes.
As crises são menos frequentes agora, mas ainda me afetam e eu parei novamente de caminhar e tenho cometido excessos na alimentação.

Mas nesse vai e vem eu não vou emagrecer, não é assim que a banda toca. Existe um processo a ser cumprido e depois mantido. Portanto, para eu perder os quilos que desejo terei de persistir, resistir e concluir esse projeto pessoal.

Assim é para tudo na vida. Para cada projeto que iniciamos há uma série de micro processos que precisarão ser executados e depois mantidos. É preciso buscar alternativas diante dos obstáculos que se apresentam (persistir), seguir em frente mesmo quando a vida bate com força (resistir) e finalizar aquilo que começamos (concluir).
Não se colhe resultados daquilo que não terminamos!

Texto by @fernandacanto_oficial

--

--

Fernanda do Canto

Assessora Virtual 🧠Inquieta, analítica, raciocínio prático, com borogodó para resolver problemas bons (que dão resultados)!